segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Introdução do Projecto Mais Saúde no B.P.C

A saúde é um factor essencial da vida humana. De acordo com a OMS, “Saúde é não só a ausência de doença ou enfermidade, mas também um estado de completo bem-estar físico, psicológico, mental, emocional e social.”

A saúde dos indivíduos depende do meio social, biológico e físico em que vivem. O actual modelo de vida da sociedade não permite que a saúde seja apenas uma questão individual. O ambiente que rodeia as pessoas sofre influências sociais, económicas, educativas e políticas que a comunidade cria e desenvolve. Prevenir a doença e promover a saúde através de hábitos saudáveis e conscientes devem ser prioridades na sociedade actual.

Em contexto escolar, Educar para a Saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental.
A ausência de informação incapacita e/ou dificulta a tomada de decisão. Daí, a importância da abordagem da Educação para a Saúde em meio escolar.

No sentido de melhorar a saúde individual e consequentemente da comunidade do nosso agrupamento, elaborámos o Projecto "Mais Saúde no B.P.C." onde preconizamos a implementação de estratégias de promoção de saúde quer nas Áreas Curriculares Não Disciplinares, quer ao nível do currículo, favorecendo as articulações escola-família e escola-comunidade. Nestas actividades, procuraremos envolver as várias disciplinas que fazem parte do currículo escolar. No final do ano lectivo, será feita a avaliação do projecto procedendo-se à sua reformulação, no sentido de lhe dar continuidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário